5 dicas para obter melhores resultados nos negócios

Compartilhe:

Cultura de resultados, negócios, Partner Consulting, planejamento estratégicoQuando os resultados são desfavoráveis, uma frase ganha força dentro das organizações: precisamos de uma cultura de resultados. Para estruturar esse processo, além de construir um planejamento estratégico eficiente, é preciso também levar em conta cinco pontos indispensáveis para sua implementação. Veja quais são eles!

1. Tenha claro qual é o objetivo
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, já dizia Lewis Carroll. Saber aonde quer chegar deve ser o primeiro passo. De nada adianta ter indicadores e fazer o monitoramento se você não sabe para onde quer ir.

2. Defina metas claras e objetivas
Para que a visão e as metas sejam alcançadas, ambas precisam ter um contorno, ou seja, serem específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART). Assim, é possível fazer o monitoramento de forma clara e objetiva, sabendo o quão distante ou próximo se está do objetivo.

3. Acompanhe as ações
Muitas vezes, as ações estabelecidas no planejamento estratégico não são realizadas e ficam no esquecimento, sem um acompanhamento periódico, fórum específico de discussão e uma cobrança estruturada para que tudo ocorra como planejado. Monitorar as atividades do dia a dia é fundamental para que os líderes garantam sua aplicação.

4. Meça e acompanhe os indicadores com frequência
Todos os objetivos definidos devem ter metas que serão medidas por indicadores. O acompanhamento frequente destes indicadores possibilita a empresa a tomar ações imediatas caso encontre algum problema no caminho. Não basta apenar ter o indicador, o monitoramento é essencial.

5. Conquiste resultados
A tarefa de um bom líder, como diz Daniel Goleman, o guru da inteligência emocional, é conseguir resultados. Uma das razões para os resultados não aparecerem, segundo ele, é a interferência de executivos que baseiam suas ações apenas em experência e intuição, e não em estratégias e análises estruturadas.

“A cultura de resultados baseada em estratégias, ações, metas e indicadores guiará não só a liderança da empresa, mas todos os colaboradores”, reflete Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil. Tendo isso, cria-se um clima favorável para tomadas de decisões rápidas e assertivas. “Os resultados positivos surgirão de forma natural”, conclui.

Entre em contato conosco, conheça nossos cases e práticas de gestão, e saiba como implantar a cultura de resultados na sua empresa!

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter