Balanced Scorecard como ferramenta de planejamento estratégico

Compartilhe:

texto04O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que proporciona as organizações um status de crescimento e melhoria, levando sempre em consideração o desempenho das unidades de negócios. Consiste em quatro perspectivas (financeira, do cliente, dos processos de negócios internos e de aprendizagem e crescimento), no qual concede um diagnóstico do desempenho operacional de uma organização e estabelece quais medidas irão impulsionar o seu futuro.

O BSC traduz a missão e as estratégias das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. O intuito é que o BSC torne-se um método acessível a todos os setores de uma organização, onde os mesmos possam saber a visão, a missão e a estratégia da empresa ao qual esteja inserida, e possam interagir através de uma lógica de causa e efeito. Sendo assim, o BSC pode ser uma importante ferramenta para a difusão do planejamento estratégico nas empresas.

A determinação da estratégia é parte de um contínuo processo que tenta responder qual a missão da organização, qual a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil e justificar os seus resultados perante as partes interessadas. Para alcançar os resultados pré-estabelecidos procuram-se verificar tudo aquilo em que a organização acredita, o que se quer ser no futuro, qual a possibilidade de se estabelecer iniciativas estratégicas e o que é preciso ser feito para que se alcancem os objetivos almejados. Percebe-se então que o Balanced Scorecard deixa de ser considerado um simples sistema de medidas operacionais e se torna um influente sistema de gestão estratégica.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter