Boas práticas de Governança Corporativa em empresas familiares

Por 15 outubro, 2014 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

01A Governança Corporativa se converte em recomendações objetivas ao alinhar interesses diversos com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua perpetuidade. Em geral, empresas familiares enfrentam desafios específicos, bem diferentes da realidade observada nas empresas tradicionais ou não-familiares. Sendo assim, exigem uma postura diferente no comando e transparência absoluta na divulgação dos resultados.

Nesses casos, um sistema que funciona bem, como a Governança Corporativa, ajuda a construir a confiança e uma boa dinâmica familiar. Torna-se assim um trunfo para a empresa porque permite que cada aspecto da governança funcione melhor e agregue mais valor, ao mesmo tempo em que permanece alinhado com os outros componentes do sistema de governança.

Na prática, adotar o sistema de Governança Corporativa significa administrar uma organização baseado em princípios muito claros:

Transparência: significa mais do que a obrigação de informar e o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de regulamentos ou leis. Assim, a transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros.

Equidade: tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, seja do capital ou das demais “partes interessadas”: clientes, fornecedores ou credores. Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.

Accountability: prestação responsável de contas por parte dos administradores que assumem integralmente as consequências dos seus atos e omissões (diretrizes financeiras, estratégias, conduta ética, etc.).

Responsabilidade Corporativa: os administradores devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando a sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter