Brasil perde em competitividade por falta de infraestrutura

Por 29 janeiro, 2015 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

siteDizem que o Brasil vive um “apagão” logístico, o problema e o desafio para o setor de transportes estão no processo de distribuição, no trajeto das fábricas até o cliente final. Agora, o governo vai ampliar as concessões e autorizações no setor de infraestrutura para o setor privado. A ideia é que o investimento do governo amplie a competitividade das empresas e, consequentemente, das empresas brasileiras.

Não é de hoje que a logística é um dos fatores que complica o crescimento das empresas no Brasil. Ainda assim, o país se destaca como produtor em diversos segmentos. Isso porque o investimento realizado em infraestrutura foi muito menor do que o crescimento da produção. Sem estrutura para envio dos produtos, o valor acaba se tornando mais alto e os produtos menos competitivos no mercado internacional.

A estrutura das estradas brasileiras também é caótica. O transporte rodoviário não é uma solução no momento, o que dificulta, e muito, a logística. Por isso, é fundamental reformular e ampliar os investimentos que há décadas foram insignificantes se compararmos com investimentos de outros países, só assim poderemos atender com a infraestrutura adequada o crescimento da demanda por exportações do País.

Fonte: Revista Portuária.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter