CEO sob pressão: as dificuldades de assumir ou deixar uma gestão

Compartilhe:

CEO, liderança, Partner Consulting do BrasilAssim como tudo na vida, a liderança também tem um momento de ser assumida e de ser deixada. Para o CEO que está chegando, o desafio é superar as dificuldades encontradas no histórico desse caminho. Já para quem está deixando a liderança para trás, passar o bastão adiante. No entanto, a pressão exercida pelo Conselho de Administração e seus investidores é sempre um fator crítico em ambas as situações.

Inovação como desafio
Atualmente, muitas empresas estão focadas na implantação de uma cultura de inovação, reinventando seus processos no ritmo frenético de um mercado cada vez mais veloz e ávido por resultados.

Foi esse o caso da Microsoft, em 2014, quando nomeou como novo CEO o indiano Satya Nadella para suceder Steve Ballmer, que se aposentou. Nadella trouxe como bagagem uma série de estratégias e mudanças no portfólio de produtos e serviços da multinacional, experiências importantes para a expansão da inovação de produtos e de crescimento – metas da organização naquele momento.

A pressão dos acionistas
Em muitos casos, existe ainda a pressão dos acionistas, que exigem mudanças e resultados rápidos. São diversos os casos em que o CEO é pressionado a mudar a estrutura do negócio para se adaptar às novas práticas do mercado. Por isso, o planejamento estratégico deve ser prioridade para que decisões assertivas sejam tomadas.

Comprometimento como palavra-chave
Independente da situação em que se encontra, o CEO precisa se responsabilizar pelo cumprimento da missão, visão e valores da empresa. Afinal, ele é o detentor da cultura da organização e um grande exemplo para muitos colaboradores.

Dessa forma, para conseguir amenizar a pressão interna, deve apostar em um bom planejamento, baseado em uma comunicação eficaz, tendo atenção aos feedbacks do Conselho de Administração, além da transparência na gestão, fazendo com que os colaboradores se sintam seguros sobre o futuro do negócio.

Conheça as soluções da Partner que podem auxiliar neste processo!

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter