Como garantir uma Gestão da Mudança eficaz para a sua empresa

Compartilhe:

Gestão da MudançaPara qualquer empresa é fundamental ter agilidade e confiança em processos de mudança. Em mercados competitivos essas competências são ainda mais exigidas, pois tropeços decorrentes da falta de liderança e sinais de resistência interna dificilmente são aceitos quando o assunto é Gestão da Mudança.

Exatamente por isso, os líderes precisam esclarecer suas posições, ter transparência para compartilhar o andamento das mudanças com os colegas e colaboradores, além de reafirmar que a exigência por melhorias é benéfica para o desempenho de toda a empresa.

“Os líderes do processo de mudança devem estar atentos às reações dos colaboradores, que se preocupam com os impactos negativos em suas carreiras”, alerta Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil. “Eles precisam identificar as questões e trabalhar para erradicar e diminuir essa resistência”, aponta ele.

De acordo com Rui Rocha, existem quatro processos que contribuem para o comprometimento eficaz dos colaboradores com a Gestão de Mudança nas empresas. Veja quais são eles!

1. Envolver as pessoas de forma significativa, dando-lhes um sentimento de con-trole, e gerenciar a capacidade disponível de cada uma delas.
2. Oferecer oportunidades de aprimoramento e formação para que se adequem às mudanças.
3. Recompensar os indivíduos para que se engajem e se comportem de novas maneiras.
4. Assegurar que a comunicação ocorra de forma clara, tornando prático o que está acontecendo.

Como garantir a eficiência das mudanças
Quando os primeiros passos são dados, e os processos acima mostram resultado, é preciso garantir a eficiência das mudanças com um alinhamento preciso ao objetivo estratégico do negócio. Muitas empresas falham ao gastar com novas práticas que não agregam valor e deixam as operações ainda mais complexas.

Redesenho organizacional
Dessa forma, o foco do redesenho organizacional deve ser o aumento da competitividade, a redução de custo, a melhoria da eficiência operacional e a oferta de um nível de serviço diferenciado ao cliente.

Alcançando êxito
Para chegar lá, é preciso mapear e diagnosticar, com boas ferramentas, os desafios e oportunidades de melhorias, além de desenvolver uma análise das vantagens e desvantagens de cada modelo proposto, e um estudo econômico-financeiro. O sistema de monitoramento mantém um follow up contínuo do processo de implantação e busca garantir os resultados esperados. “As organizações precisam que os funcionários se apropriem da mudança, e que se responsabilizem pelos aspectos que podem ser controlados ou impactados”, afirma Rui Rocha.

Quer saber mais sobre gestão de mudança para a sua empresa? Veja como a Partner Consulting do Brasil pode ajudar você a encontrar os resultados esperados.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter