Como identificar o melhor Modelo de Gestão Empresarial para o seu negócio

Compartilhe:

Modelo de GestãoEm um cenário de constantes mudanças em nível mundial, considerando a alta competitividade dos mercados, os impactos da crise econômica e os avanços tecnológicos, repensar o Modelo de Gestão Empresarial torna-se essencial para o sucesso nos negócios.

Para identificar a melhor alternativa de Modelo de Gestão, é preciso analisar as dimensões da organização, a partir de suas estratégias (financeiras e mercadológicas), metas e objetivos para o negócio, além de seus desdobramentos para toda a equipe.

O Modelo de Gestão compreende a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, as práticas, os métodos, os critérios, os processos e os recursos para desenvolver, implementar, atingir metas e objetivos, analisar criticamente seus resultados e manter práticas corporativas de interesse.

O porte da organização, a natureza e a complexidade dos seus processos, a cultura, e a integração de todos estes fatores, interferem nos modelos e em sua evolução. De maneira geral, podemos dizer que a finalidade do Modelo de Gestão é garantir o cumprimento da missão e a busca da visão, ou seja, atingir o objetivo principal da organização, tudo isso balizado pelos seus valores.

A falta de um modelo de gestão é extremamente nociva à organização, e impede que os recursos sejam mais bem utilizados, o que consequentemente afeta a produtividade, a competitividade e a até mesmo a própria sobrevivência da empresa.

“Os Modelos de Gestão de empresas devem estar centrados nos envolvidos com sua atividade, como os clientes, fornecedores e acionistas, além da comunidade. Internamente, também devem ser considerados a valorização das pessoas e o comprometimento da alta direção no estabelecimento de um modelo de gestão baseado em processos e informações que garantam ações proativas e respostas rápidas frente à dinâmica econômica global.” (Elcio Anibal de Lucca – SERASA)

Com isso, a seleção de um Modelo de Gestão, não deve ser pautada em princípios conceituais, mas naqueles que trazem a melhor aderência ao seu tipo de negócio, promovendo a devida velocidade na tomada de decisão, garantindo a sua competitividade dentro dos níveis de serviço desejados pelo mercado e, principalmente, sem esquecer da necessidade da rentabilização do seu negócio.

Clique aqui para conhecer os serviços oferecidos pela Partner Consulting do Brasil para os seus negócios.

Fonte: Serpro.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter