Como ver a crise por uma perspectiva diferente?

Por 10 junho, 2015 Notícias Sem comentários
Compartilhe:

shutterstock_134399564Em todas as situações de crise, seja no mercado ou internamente na empresa, as pessoas precisam mudar, se adaptar e garantir resultados. Mas o que os empresários devem fazer nesse momento de adversidade: investir ou ficar quieto esperando a crise passar? Essa resposta dependerá da situação que sua empresa se encontra nesse momento.

Crises são eventos circunstanciais que fogem do nosso controle, mas há três áreas que podem ser aprimoradas em situações assim: produtos ou serviços, processos e pessoas. Como os produtos e processos também dependem das pessoas, é este o foco que deve ser trabalhado em momentos que exigem mudanças. Pessoas formam o único ativo capaz de criar por meio da geração de novas ideias, e é também por meio dessas mesmas pessoas que é possível inovar, ou colocar em prática as ideias geradas.

Uma coisa é certa, ninguém arrisca dizer até quando essa crise vai durar e quais serão os verdadeiros reflexos da turbulência financeira na renda do consumidor e no crescimento das empresas. Contudo, enquanto muitas empresas se retraem colocando em suspenso seus planos de negócios, os empresários empreendedores vêm na crise um período de oportunidades, sabendo que os investimentos feitos nesse momento tendem a ter um retorno muito maior no futuro.

Para o empresário que quer sair da crise fortalecido, a dica é muito simples: reforce sua gestão financeira. E o primeiro passo é fazer um diagnóstico da atual situação da empresa, ou seja, fazer uma análise aprofundada do caixa, do que receberá e do que pagará, sempre observando essa situação em curto, médio e longo prazo. É importante ressaltar que a aplicação dos recursos disponíveis nesse momento vai depender das ações e metas que serão traçados a partir do diagnóstico da empresa.

São nos momentos de crise que o mercado abre novas frentes para serem trabalhadas e o empresário empreendedor deverá observar o que está interferindo, neste momento de crise, em seu negócio e combatê-la com alternativas inovadoras e que mantenham o ânimo de toda equipe. É muito importante que a insegurança do mercado não reflita nas lideranças da empresa, pois isso poderá ser fatal para a saúde da empresa. O momento é de assumir a liderança com atitudes positivas.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter