Partner Consulting | Soluções Únicas | Gestão Estratégica | Governança

Como ter um Conselho de Administração eficaz na sua empresa

Conselho de AdministraçãoO Conselho de Administração é fundamental para as empresas. Os profissionais que formam o Conselho devem estar preparados para analisar as situações e os momentos vividos no mercado de atuação de determinada empresa.

É muito comum que os baixos resultados sejam atrelados à crise em momentos como o que vivemos hoje no Brasil. Mas um Conselho de Administração bem formado pode identificar oportunidades, se precaver e buscar analisar onde é possível alcançar bons resultados. Por mais que o momento econômico não seja o melhor, sempre há um espaço para crescer.

Para que o Conselho seja realmente eficaz, é preciso que cada conselheiro possua conhecimento relevante para desempenhar a sua função. Além disso, é preciso que o Conselho seja formado por profissionais com visões de áreas diferentes e que tenha experiências com outros negócios. É através da diversidade que se conquista uma boa gestão. Outra questão importante é que o Conselho tenha informações claras e completas sobre a empresa. Só assim poderão opinar e indicar o melhor caminho a ser seguido.

Em artigo publicado no site Administradores, o administrador Eduardo Shakir Carone, afirma que cada membro do Conselho deve saber sua função, preservando sua independência e buscando sempre o melhor para o patrimônio da empresa. “Se um Conselho for constituído a partir de membros capacitados, com diferentes visões e expertises, possuir dados estruturados e houver processos bem definidos, certamente realizará discussões dinâmicas e de alto nível, analisando alternativas sob diferentes perspectivas. É essa dinâmica que, de fato, poderá garantir a eficácia de um Conselho de Administração”, conclui.

Fonte: Administradores.

Compartilhe este artigo

Soluções Relacionadas

Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?
crossmenu