Cooperativismo: Partner Consulting e Sistema Ocepar abordam Planejamento Estratégico do PRC 100 em evento

Compartilhe:
“Com a dedicação de cada um, a conquista de todos”

Essa foi a frase que recebeu 80 participantes, entre membros do Sistema Ocepar, da Partner Consulting e representantes das cooperativas do Paraná, no auditório do SEBRAE, quarta-feira, 10/08, para o início do Encontro de Implantação do Planejamento Estratégico PRC 100 – um plano ousado (alcançar o faturamento de R$ 100 bi até 2020), que trilha um caminho certo e seguro, à medida que a dedicação entre as partes contempla uma conquista em comum.

Equipes da Parter e Ocepar no evento que deu início a fase de Implantação do PRC 100

Equipes da Partner e Sistema Ocepar no evento que deu início a fase de Implantação do PRC 100

O objetivo do evento foi reforçar a importância do Planejamento Estratégico para o crescimento do cooperativismo e, principalmente, promover o envolvimento de todos na implantação, que está sendo conduzida pela Partner Consulting do Brasil. Rui Rocha, diretor executivo da consultoria, após fazer o retrospecto das ações já realizadas na construção do PRC 100, apresentou como será a fase de implantação e destacou que os fatores críticos de sucesso dessa fase são: comprometimento e foco em resultado.

“O objetivo é contribuir para que o cooperativismo do Paraná continue crescendo, mas de forma sustentável e perene. Estamos satisfeitos porque hoje saímos da discussão mais teórica para a prática do planejamento”, disse Nelson Costa, superintendente da Fecoopar.

“Hoje é um dia importante porque marca o início do trabalho efetivo dos comitês de implantação. Conseguimos trazer especialistas das cooperativas, de diferentes áreas, e que irão contribuir com suas expertises e conhecimentos das realidades das cooperativas de diversos ramos e negócios”, frisou Para Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar.

Os superintendentes Nelson Costa (Fecoopar), Leonardo Boesche (Seescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar)

Os superintendentes Nelson Costa (Fecoopar), Leonardo Boesche (Seescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar)

Grupos Especializados
Visando dar início à fase de implantação do PRC 100, que será realizada por meio de comitês multifuncionais, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com a área de expertise de cada um, para debater os desdobramentos das primeiras ações já realizadas pelo Sistema Ocepar e a continuidade do processo. Os especialistas do cooperativismo se dividiram nos grupos de Autogestão, Desenvolvimento, Econômico e Financeiro, Gestão de Mercado, Infraestrutura (Energia, Logística e Infraestrutura de Comunicação), Parcerias e Alianças.

Especialistas das cooperativos e consultoria Partner no Comitê de Gestão de Mercado

Especialistas das cooperativos e consultoria Partner no Comitê de Gestão de Mercado

Participantes aprovam a metodologia e condução do PRC 100
Os representantes das cooperativas aprovaram o trabalho realizado até o momento, com a condução prática e focada em resultados realizada pela Partner Consulting. Ouvidos pelas equipes da Partner e Ocepar, eles demonstraram boa expectativa em relação à nova fase do PRC 100.

O debate que está ocorrendo hoje é de fundamental importância. A primeira fase do planejamento estratégico das cooperativas do Paraná pode ser considerada um sucesso e agora iniciamos a etapa de implantação. ”, disse o diretor de operações da Cooperativa Castrolanda, Marcos Prado.

O vice-presidente da Copacol, James Fernando Morais, destacou a atuação da Partner em projetos já realizados na cooperativa: “Estamos na Copacol há mais de dez anos, tendo crescimento de praticamente 100% a cada cinco anos. E a consultoria foi fundamental para pavimentar todo esse caminho de crescimento. Por isso, entendo que, apesar de termos na própria Copacol e, com certeza, na Ocepar e nas demais cooperativas, muito conhecimento da atividade, o apoio da consultoria é primordial para um trabalho mais metodológico para dar sustentação a esse desenvolvimento. ”

Já para o gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação da C.Vale, Jonis Centenaro, o PRC 100 é importante porque vai padronizar as ações de todo o sistema cooperativo. “Imagino que essa padronização das atividades pode ser utilizada para atingir os objetivos de cada cooperativa, mas igualmente os objetivos coletivos do sistema cooperativista. ”, enfatizou.

Jefferson Squioquet, gerente geral da Dental Uni, comentou sobre a continuidade do PRC 100 e não tem dúvidas quanto ao sucesso do projeto: “A execução dos próximos passos do planejamento estratégico será um grande desafio, mas, também, uma grande oportunidade para trabalharmos no segmento cooperativo. Temos certeza de que iremos conseguir chegar aos R$ 100 bilhões pois há muito a ser feito ainda e muitos resultados a serem obtidos por meio desse projeto”, disse.

Os comitês continuarão a se reunir até o fim do ano, para dar continuidade ao processo de implantação.

Rui Rocha, diretor da Partner Consulting, que conduz a implantação do PRC 100, fez um retrospecto das ações já realizadas

Rui Rocha, diretor da Partner Consulting, que conduz a implantação do PRC 100, fez um retrospecto das ações já realizadas

Conheça as soluções oferecidas pela Partner Consulting do Brasil para o seu negócio!

Receba nossa newsletter