5 dicas para preparar um bom Plano de Negócios

Por 14 dezembro, 2015 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

Plano de NegóciosProcurando práticas estruturadas para a sua empresa? Invista no desenvolvimento de um bom Plano de Negócios, uma importante ferramenta que facilita a tomada das decisões certas nos momentos certos, além da descoberta de novas oportunidades.

Como começar
O primeiro passo é apresentar a sua ideia para pessoas próximas. Que tal fazer um teste? Tente responder a perguntas básicas sobre o projeto em um curto prazo de tempo. Digamos, cinco minutos. Responda, por exemplo, qual o tipo do seu negócio? Já imagina quais serão os seus desafios? Por que o produto é atraente? Que leitura você faz do mercado? Quem serão seus clientes?

Se as respostas ainda não estiverem na ponta da língua, não há por que se preocupar. Siga as dicas abaixo. Elas podem simplificar o caminho que vai levar você ao seu Plano de Negócios ideal!

1. Analise o mercado: estude os seus concorrentes e explore oportunidades. Aproveite essa fase para ter insights.

2. Faça um bom planejamento: defina suas estratégias tendo uma visão de futuro para o seu negócio. Leve em conta questões como a captação de recursos, sua viabilidade e vantagens competitivas, pensando em quais produtos serão oferecidos, para quais clientes e em quais canais. Alinhe essa estrutura organizacional.

3. Teste hipóteses: brinque com as variáveis, estude e entenda os cenários nos quais o seu negócio vai estar inserido e sinta-se mais seguro.

4. Estude os números: quem tem informações precisas e atualizadas sobre o mercado tem meio caminho andado. Considere esses dados como um dos pilares de sustentação de sua empresa.

5. Revise sempre que puder: o Plano de Negócios pode ser atualizado, inclusive na parte estratégica, sempre que for necessário.

A importância das ações
Muitas empresas apresentam dificuldade em formular ações e, muitas vezes, aca-bam criando planos que não trazem os resultados esperados. Com as mudanças do cenário econômico atual, é preciso apostar em ações eficazes e flexíveis.

“Para ajudar as empresas nesse processo, oferecemos na consultoria empresarial um conjunto de práticas estruturadas para a realização de análises de mercado, desenvolvimento de planos de negócio, estudos de viabilidade econômico-financeira, análise de riscos de investimento, sem modismos ou abordagem teórica, mas voltado para atender a necessidade cada vez maior das empresas de tomar decisões e explorar as oportunidades de forma rápida, prática e estruturada”, explica Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil.

Aproveite as boas ferramentas disponíveis. Se você estiver confiante, o resultado será outro. Então, é só começar! Conte com a Partner Consulting do Brasil.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter