Gestão de mudança: fundamental nos processos organizacionais

Por 28 maio, 2015 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

mudançaTer uma definição clara da gestão de mudança nas empresas é fundamental. Essa gestão está ganhando cada vez mais espaço nas companhias brasileiras. O ideal é que tenham consultorias especializadas no tema para que possam ajudar a implementar as transformações necessárias. Essas mudanças podem ser de processos, recursos humanos, administrativas (de negócios) ou tecnológicas.

A gestão de mudança não ocorre da noite para o dia, é preciso um tempo específico para sua implementação e, ainda assim, geralmente enfrenta resistência dentro das organizações. É essencial porque envolve um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão indivíduos e equipes a se adaptarem ao novo. Para que haja o engajamento dos colaboradores é essencial ter o suporte de uma metodologia focada em pessoas.

É muito importante a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança. Independente da dimensão de atuação, o sponsor tem uma visão do que a empresa precisa alcançar, conhece a missão e os objetivos, e também pode explicar a necessidade de mudança para os envolvidos. É também responsabilidade do sponsor organizacional se mostrar presente no processo de mudança, sendo acompanhado pelos sponsors locais.

Esse profissional tem ainda o papel de fornecer dados, promover as intervenções comportamentais à medida que competências são desenvolvidas e treinar grupos para alavancar o dinamismo e a força. A gestão de mudança contribui para o melhor resultado pessoal, coletivo e para a potencialização dos resultados.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter