Governança Corporativa: como obter a perenidade dos negócios

Compartilhe:

pauta02_governancaA Governança Corporativa é um dos modelos fundamentais da economia global e determinante para a perenidade das empresas. No Brasil, a adoção de boas práticas de governança tornou-se um dos requisitos básicos exigidos pelos investidores e instituições do mercado, pois envolve a profissionalização do negócio, administração de riscos, poder compartilhado e geração de valor da sociedade.

Com foco no desenvolvimento e longevidade dos negócios, o objetivo da governança corporativa é regular a forma como a empresa é administrada e garantir transparência a todos os processos. Assim, todos os níveis hierárquicos têm conhecimento das atividades realizadas na empresa.

A implantação das melhores práticas, relacionadas à governança corporativa, além de atrair investidores nacionais e internacionais, do ponto de vista interno da organização, as práticas implantadas permitem um aperfeiçoamento da gestão, do processo de tomada de decisão e do encaminhamento da sucessão de gestores e sócios.

Um exemplo claro é quando a governança atua em empresas familiares, ajustando processos e profissionalizando a gestão. Já falamos o quanto a gestão familiar pode ser prejudicial aos negócios e, nesse ponto, práticas de governança corporativa mantém o controle familiar, mas profissionalizam a gestão abordando vários aspectos como Conselhos de Administração e de Família, plano de sucessão, proteção patrimonial etc, tornando muito mais prováveis as chances de crescimento e sucesso.

Dentre as empresas adeptas do conceito que desenvolvem uma boa estratégia de Governança Corporativa estão: Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp, Telefônica, TAM Linhas Aéreas, Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz), Banco Itaú, Telemig Celular, etc.

Prática consolidada das empresas listadas em bolsa de valores, a governança corporativa foi disseminada também para outras empresas que buscam estruturar a governabilidade de seus negócios e aumentar a relação de confiança entre grupos de interesse. Para enfrentar os cenários adversos e garantir a longevidade dos negócios, investir em Governança Corporativa permitirá que sua empresa trilhe o caminho do crescimento sustentado.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter