A importância da austeridade na gestão de custos

Por 8 janeiro, 2015 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

site03Austeridade significa rigor teórico no controle de gastos. Essa é a palavra-chave para as empresas desenvolverem o planejamento anual adequado. Para enfrentar um 2015 de incertezas nos rumos que a economia brasileira vai tomar, é importante criar e conduzir políticas de austeridade nos gastos e redução de custos, sem comprometer a capacidade das empresas de enfrentar seus concorrentes.

Inclusive, as oportunidades no mercado de trabalho agora devem buscar talentos na arte de fazer mais com menos recursos dentro das organizações, privilegiando a experiência nas áreas gerencial, contábil, de auditoria, negociação com bancos e fornecedores. O que as empresas vão procurar é o nível máximo de assertividade nas ações e o corte de custos desnecessários. Por isso, serão necessários profissionais que têm um olhar especial voltado para dentro das empresas, com foco em rever processos, evitar duplicidade de tarefas e adotar melhores práticas, para aumentar a eficiência da informação e o apoio à gestão.

Além disso, o ideal é começar o ano com o planejamento anual previamente elaborado. É muito importante os gestores e colaboradores iniciarem o ano sabendo para onde vão, que metas e objetivos devem atingir. Nesse cenário, o planejamento orçamentário é um dos mais importantes, é preciso estudar os dados do ano em curso melhorando as condições de poder visualizar os objetivos desejados para o ano seguinte. Nesta fase é possível antever o cenário econômico provável para o ano seguinte, se vai ser de crescimento, estagnação ou recessão, e estabelecer os desafios para a empresa.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter