Infraestrutura no Brasil: como superar desafios logísticos

Compartilhe:

infraestrutura-logistica-no-BrasilCenário desafiador demanda investimento e planejamento empresarial orientados para a eficiência da cadeia de abastecimento

Com a crise política e econômica no Brasil, os desafios para o desenvolvimento da infraestrutura logística são ainda maiores. Rodovias em estado precário, aeroportos com capacidade insuficiente para transporte de grandes cargas e o excesso de burocracia nos terminais portuários são apenas alguns exemplos. Entretanto, existem soluções para melhorar esse cenário. Confira!

Cenário atual
O baixo investimento público em infraestrutura impacta diretamente no escoamento dos produtos produzidos no país. Mesmo com o crescimento da produção, muitas empresas brasileiras estão se deparando com altos custos logísticos como consequência. O que dificulta, inclusive, a exportação desses produtos, que têm seus valores aumentados, tornando-se menos competitivos no mercado internacional.

Principais desafios
Entre os maiores entraves para a eficiência da infraestrutura logística estão: a falta de comunicação entre os modais, baixos investimentos, excesso de burocracia – principalmente nos portos brasileiros, além de questões políticas e históricas. Outro possível agravante se relaciona ao excesso de transporte de cargas através dos modais rodoviário e portuário, enquanto o ferroviário e os aeroportos são pouco utilizados.

Como melhorar a infraestrutura logística da sua empresa?
Muitas vezes as dificuldades de infraestrutura fogem ao controle das empresas, entretanto, o desafio para melhorar o desempenho logístico está em buscar soluções voltadas para a otimização dos processos da cadeia de abastecimento, além de identificar oportunidades de mudança.

Diagnóstico: mapeie oportunidades e avalie a estrutura da cadeia de abastecimento.
Faça um diagnóstico da situação atual, mapeando gaps e oportunidades que podem trazer melhores resultados. Avalie como está estruturada a cadeia de abastecimento e se está dimensionada corretamente, tanto para as necessidades atuais como para suportar o crescimento dos negócios. O nível de serviço que sua empresa deseja ou que o mercado exige também tem que ser considerado: envolve vários níveis da cadeia e requer, além de investimento, um planejamento estruturado.

Conheça as soluções oferecidas pela Partner Consulting do Brasil para tornar mais eficientes as operações da cadeia de abastecimento da sua empresa.

Fontes: Revista Portuária, Estadão.

Receba nossa newsletter