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Medidas do governo aumentam os prejuízos após greve dos caminhoneiros

Tabelamento do frete é visto como um dos principais entraves para a retomada

Muito além da perda da produção e do enorme prejuízo para produtores e consumidores, a recente greve dos caminhoneiros ainda traz reflexos e consequências graves para o agronegócio brasileiro. Logo após o fim da paralisação, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) divulgou um documento que trouxe um levantamento aproximado das perdas para o agronegócio. “Cada cadeia foi, e ainda está sendo afetada de formas diferentes, enfrentará suas peculiaridades e terá seus prazos de recuperação”, avalia Jefrey Kleine Albers, economista do Sistema FAEP, que afirma que a pecuária será uma das áreas que levará mais tempo para se recuperar. “Vai demorar até que toda a cadeia flua normalmente, e alguns integrantes (produtores e frigoríficos) podem até não sobreviver à crise, que foi agravada com a paralisação”, completa Albers.

 (Foto: Divulgação)

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Para o consultor e sócio fundador da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, antes mesmo de discutir as consequências da greve, é importante lembrar que o Brasil é um país sobre rodas. “Essa situação dos caminhoneiros é um barril de pólvora, pois o governo não tem como assegurar o mínimo das condições necessárias para que o modal rodoviário tenha eficiência e seja competitivo”, afirma Rocha. Para ele, enquanto não houver investimentos significativos para melhorar a infraestrutura logística, situações como essa continuarão a se repetir. “O descaso do governo diante das reivindicações dos caminhoneiros foi o principal motivo para originar a greve”, avalia Rocha.

Além da enorme perda que, de acordo com os especialistas, refletirá no bolso do consumidor e do agricultor, as medidas adotadas pelo governo no momento da negociação ampliaram a tensão e a insegurança. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o consumidor vai arcar com os prejuízos absorvidos pelos produtores agrícolas, com pequeno impacto de alta na inflação que deve ser revertido ao longo dos próximos meses. Outro ponto amplamente discutido, e ainda sob impasse, é a política de tabelamento de fretes, também proposta pelo governo para encerrar a greve. Para a FAEP há diversos problemas nessa medida. Um deles é o escoamento da produção de grãos que, com o aumento dos valores, restringiu contratações, e impactou diretamente as exportações. “As negociações com o setor de transportes tiveram um olhar unilateral e emergencial. Não foram mensurados os impactos nos demais setores e na sociedade, tanto que ainda está em discussão o tabelamento do frete, sem data para encerrar. As promessas de redução do diesel também não chegaram aos R$ 0,46 prometidos, confirmando que as medidas foram sem o respaldo técnico necessário para sua sustentação”, comenta Albers.

 (Foto: Divulgação)

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Expectativas para o futuro

Diante do cenário exposto, toda a sociedade fica vulnerável, o que inclui os setores de produção. O país ainda viverá os impactos das medidas adotadas, como o aumento da inflação, redução das expectativas do PIB, empresas mais endividadas e possível aumento na taxa de desemprego. “Como sempre a população paga por tudo. Durante a greve ficamos proibidos de exercer um direito universal que é o de ir e vir. Teremos que arcar com erros de um governo que insiste em seu discurso que está melhorando o país e que na verdade está deixando em colapso vários segmentos da economia”, completa Albers.

Outra expectativa é para a evolução na negociação da tabela de frete proposta pelo governo. Enquanto não há resolução, o agronegócio amarga perdas. De acordo com o ministério da agricultura o Brasil está deixando de exportar 450 mil toneladas por dia. Para Jefrey Albers, agora é hora de esperar por uma solução que chegue a um denominador comum. “Acredito que a livre negociação no mercado deve permanecer, mas que os custos sejam reduzidos tanto para os transportadores quanto para os produtores rurais, preservando a competitividade do agronegócio no mercado interno e externo”, finaliza.

Fonte: Portal G1 (https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/calpar/produtividade-sem-fronteiras/noticia/medidas-do-governo-aumentam-os-prejuizos-apos-greve-dos-caminhoneiros.ghtml)

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