Mudanças organizacionais: como os grandes líderes reagem?

Por 8 junho, 2016 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

site01Diante de um cenário de mudanças organizacionais inevitáveis, o modo de agir e reagir determina que tipo de líder você deseja ser

O mundo organizacional passa por mudanças a todo o momento. Aquisições, fusões, inovação tecnológica e estratégias de mercado são alguns desses fatores.

Saiba como reagir
Por isso, o líder empresarial precisa saber como reagir às mudanças da melhor forma, evitando a resistência. Resistir às transformações pode trazer prejuízos como a perda de competitividade, obsolescência tecnológica, evasão de mão-de-obra qualificada, entre outros.

Identifique a necessidade de mudança
É fundamental, também, que a necessidade de mudança seja identificada pela liderança. Logo após ser detectada, é o momento de discutir com a equipe o passo-a-passo que envolve esse processo de transformação, de modo com que todos os colaboradores possam dar sua contribuição. Isso aumenta a sensação de pertencimento ao grupo, dando mais segurança, confiança e motivação para a superação dos desafios impostos.

Respeitar as diferenças é fundamental
Empresas são feitas de pessoas, com histórias de vida e visões de mundo diferentes. O verdadeiro líder consegue desenvolver um sentimento de empatia junto ao seu grupo, direcionando o comportamento de cada integrante aos objetivos da organização. O líder que tem autoconhecimento e que busca conhecer seus colaboradores alcança o respeito, a confiança e o sucesso profissional.

Veja 5 dicas para realizar uma mudança bem-sucedida em sua empresa!

1. Visão do processo: o líder deve mostrar, com clareza e transparência, aonde quer chegar com a mudança.

2. Seja simples e respeite a cultura da sua empresa: as mudanças podem ser complexas, mas o método para executá-las não precisa ser. Quanto mais simples e em conformidade com a cultura da organização, melhor.

3. Quanto maior o nível, maior o envolvimento: quem está mais perto do topo precisa comprometer-se e liderar todo o processo de mudança.

4. Comunicação total: usando de todos os meios possíveis, o processo de comunicação da mudança deve alcançar todos os níveis da empresa.

5. Tempo de absorção: é importante prever um período de assimilação e amadurecimento do processo de mudança sem, contudo, deixar passar tempo demais.

Como pudemos ver nesta publicação, um líder com ótimas ações pode conquistar reações altamente positivas às mudanças que precisam ser realizadas em sua empresa.

Quer saber mais sobre liderança e mudanças organizacionais? Entre em contato com a nossa equipe de consultores e especialistas!

Fontes: Revista Melhor, Psicologado, Cimento Itambé.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter