Partner Consulting participa do lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense

Por 30 abril, 2019 Eventos Sem comentários
Compartilhe:

A Partner Consulting participou na última segunda-feira (29) do lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense.  O evento, promovido pelo Sistema Ocepar, contou com a discussão do tema “Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios”, conduzida pelo ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União e sócio da Warde Advogados, Valdir Simão (que colaborou com a regulamentação da Lei n° 12.846/13 – Lei Anticorrupção) e “Diálogo sobre Compliance: responsabilidades, desafios e perspectivas para as cooperativas”, com o professor da PUCPR, Jelson Oliveira.

Com o objetivo de disseminar a cultura de compliance e contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo paranaense, a implantação do programa visa “consolidar o modelo de gestão das cooperativas como instituições ainda mais comprometidas com a transparência, os valores cooperativistas, o desenvolvimento social e econômico do Paraná”.

Na implantação serão oferecidas soluções customizadas, segundo a realidade de cada cooperativa participante, e serão tratadas questões como: avaliação de riscos, código de conduta, controles internos, gestão de terceiros, relacionamento com cooperados, plano de treinamento e comunicação, canal de denúncias, auditoria e monitoramento.

Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a iniciativa teve origem no PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Esta ação tem ligação com o quinto pilar do PRC100, de gestão e governança. Foi realizado um mapeamento, envolvendo 165 cooperativas, então fizemos um comparativo para levantar como elas estão em relação à governança, com auxílio da Partner Consulting, que apontou o compliance como uma das questões que deveríamos avançar.”

“Nosso objetivo é contribuir com a implantação de um Programa de Compliance efetivo, alinhado às demandas da sociedade e contemplando aspectos éticos, legais e de gestão, com o propósito de promover a cultura de integridade nas sociedades cooperativas, envolvendo todos stakeholders”, afirma Boesche.

Saiba mais: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/122218-gestao-ii-nosso-grande-proposito-e-tentar-criar-uma-cultura-de-compliance-cooperativa-afirma-superintendente-do-sescooppr

Receba nossa newsletter