Pesquisar antes de planejar: o que diz o mercado?

Compartilhe:

planejamento_estrategico2Olho nas tendências, olho nas oportunidades. Uma análise precisa é o pilar de sustentação para navegar em tempos de crise

A atual instabilidade política e econômica do Brasil tem uma série de efeitos negativos para as empresas. Entre elas, a dificuldade de se basear em projeções e análises sólidas para compreender o mercado e realizar um planejamento estratégico com resultados efetivos. O cenário é de mudanças e é preciso prevê-las. Mas como?

Para dar sentido ao caos de uma economia imprevisível, é necessário ouvir periodicamente a voz do mercado. Não importa se seu negócio está indo bem e os resultados estão aparecendo. Pesquisas de mercado são o antídoto para mudanças bruscas na concorrência, nos hábitos dos consumidores e no cenário externo.

Para que lado o vento sopra?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante em tempos de crise. Investir em uma coleta qualificada de informações estratégicas é o primeiro passo. Mas, para garantir competitividade, é crucial que essas informações sejam interpretadas corretamente. Ou seja, não adianta descobrir tudo sobre a tempestade sem saber o mais importante: para que lado o vento sopra.

Com os humores alterados, o mercado oscila, concorrentes correm em busca da sobrevivência e os hábitos consumidores refletem a movimentação com fortes mudanças. Estudá-las agora é imprescindível para o sucesso do seu empreendimento.

Saber como agarrá-las é a chave do sucesso para muitas empresas, que são capazes de tomar decisões certas no momento certo. O ambiente é tenso, mas repleto de oportunidades. Nada é por acaso!

Tendências e oportunidades
Uma interpretação precisa dos dados coletados pode oferecer novos rumos para seu negócio. Ao mesmo tempo, criatividade e inovação vão garantir uma resposta convincente a novos perfis de consumo. Olho nas tendências, olho nas oportunidades.

“É através das tendências comportamentais do mercado, tanto dos consumidores quanto dos concorrentes, que é possível desvendar quais atitudes devem ser tomadas para seguir o caminho certo”, afirma Rui Rocha, diretor-executivo da Partner Consulting do Brasil.

Ele continua: “As tendências poderão reforçar a situação que você já sabe que existe como também podem revelar um novo perfil de consumo. No último caso, você pode buscar novas possibilidades e procurar formas de se adaptar para conquistar o seu espaço.”

Conheça as soluções oferecidas pela Partner Consulting do Brasil para analisar o seu mercado!

Fontes: Sebrae, Innovare Pesquisa

Receba nossa newsletter