Planejamento Estratégico e Orçamento: qual a diferença?

Compartilhe:

Planejamento Estratégico OrçamentoNo mundo empresarial é muito comum confundir Planejamento Estratégico e Orçamento, mesmo sendo duas práticas de suma importância para o funcionamento das empresas. O Planejamento Estratégico guia todas as tomadas de decisão, mostra para onde ir e para onde não ir, enquanto o Orçamento analisa as suas diretrizes para financiar processos e ações em curto prazo.

Existem empresas que possuem Orçamento e não têm Planejamento Estratégico. Outras, consideram ter planejamento, porém têm apenas missão, visão, valores, e estratégias intangíveis, que não deixam claro o resultado esperado e nem os parâmetros para o monitoramento do desempenho, colocando em risco o crescimento dos negócios e o atendimento às expectativas dos acionistas.

As diferenças entre Planejamento Estratégico e Orçamento
O Orçamento é uma prática de curto prazo. Já o Planejamento Estratégico é para curto, médio e longo prazo. Portanto, são as diretrizes do Planejamento Estratégico que orientam a construção do Orçamento, assim como as projeções, análises de cenários, estudos de viabilidade, entre outras questões essenciais para o futuro do negócio.

Planejamento Estratégico + Orçamento
A empresa que trabalha de forma alinhada com o Planejamento Estratégico e o Orçamento consegue crescer no mercado, explorar oportunidades, criar diferenciais competitivos e garantir a longevidade dos negócios. “O Planejamento Estratégico e o Orçamento são complementares”, afirma Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil.

Veja como a Partner Consulting do Brasil pode contribuir para o seu negócio.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter