5 passos para o Planejamento Estratégico da sua empresa

Compartilhe:

Planejamento EstratégicoStratègos é um termo com origem na Grécia Antiga: stratos, exército, e ago, liderança. Desde a época da democracia de Atenas, o termo já designava o indivíduo que tinha a função de comandar equipes militares. Hoje, no mundo empresarial, é a palavra-chave para resultados relevantes e perenes nas organizações.

Empresas com Planejamentos Estratégicos efetivos têm retorno sobre os investimentos, tomam os rumos certos e ganham competitividade em processos contínuos de análises e avaliações para as tomadas de decisão bem sucedidas ao longo do período planejado. “O Planejamento Estratégico é muito mais do que apenas uma análise de onde a empresa está e para onde ela vai. Ele é o grande direcionador que deve guiar todas as decisões da empresa”, afirma Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil.

Mas como preparar um Planejamento Estratégico eficaz para o seu negócio?

Selecionamos cinco pontos fundamentais para a elaboração de um bom Planejamento Estratégico. Confira!

1. Diagnóstico
Investir em um profundo diagnóstico do mercado é sempre o primeiro passo para a elaboração de um bom Planejamento Estratégico. Estudar os fatores críticos de sucesso, tanto do seu negócio como dos seus concorrentes, buscando se antecipar às ameaças e oportunidades, considerando ao cenário instável da economia brasileira e mundial, vai contribuir para uma estratégia consistente.

2. Metodologia
Escolher uma metodologia, para elaborar o Planejamento Estratégico, bem como as ferramentas para colocá-lo em prática, torna-se fundamental para que o trabalho tenha valor prático e utilidade diária.

3. Envolvimento
Um bom Planejamento Estratégico é aquele que envolve e engaja. Desde a sua elaboração, as lideranças-chave da empresa devem participar e atuar como porta-vozes junto às suas equipes.

4. Recursos
O Planejamento Estratégico deve ser considerado um investimento para o negócio e, por isso, é muito importante contemplar a análise dos recursos necessários tanto para sua elaboração como realização. Afinal, os objetivos e metas deverão ser alcançados conforme planejado.

5. Acompanhamento
Acompanhe todas as etapas da implementação do seu planejamento, com métricas e indicadores relevantes para a sua área de atuação, e avalie se o retorno está de acordo com o investimento realizado. Caso seja necessário, revise as estratégias adotadas.

Veja como a Partner pode colaborar com o crescimento da sua empresa e saiba como podemos contribuir para o Planejamento Estratégico do seu negócio.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter