Planejamento estruturado para a sucessão de profissionais

Compartilhe:

planejamento_sucessaoO plano de sucessão é um dos grandes desafios das organizações. A questão da sucessão acaba sendo uma armadilha para as empresas porque elas pecam por não terem um plano de carreira definido, o que provoca um clima de insegurança para os funcionários que se sentem ameaçados por não saberem que rumos terão na organização.

O plano é mais importante do que se imagina: uma mudança equivocada pode desestruturar uma área e causar prejuízos para a organização, que vão desde a perda de produtividade, até a demissão voluntária de profissionais que não aceitam a nova liderança.

Para criar o plano de sucessão é preciso, primeiramente, atentar para os principais talentos na organização e cruzar as competências desses profissionais com as que são exigidas nos cargos que farão parte do plano. Uma vez identificados os perfis que mais se adequam, é preciso criar e implementar um plano de desenvolvimento de carreira, para que o profissional seja preparado para os desafios futuros.

É importante estabelecer uma metodologia de avaliação de pessoas e monitoramento da performance, para que sejam definidas metas e objetivos de preparação técnica e comportamental. A partir deste ponto, o ciclo se completa: os futuros líderes estão sendo preparados, novos talentos podem ser identificados e o programa de sucessão está sendo executado.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter