Plano de negócios: ferramenta fundamental do planejamento

Por 13 fevereiro, 2015 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

Elaborar um plano de negócios é a base para abrir uma empresa de sucesso, bem como uma ferramenta importante para monitorar o progresso e crescimento do negócio. Cerca de 50% das empresas fecham em menos de um ano, isso devido à falta de conhecimento de gestão, que culmina com a falta de um plano de negócios bem estruturado.

É preciso encarar o plano como uma ferramenta de orientação. Através dele é possível conhecer melhor o mercado de atuação e a viabilidade das ideias de produtos e serviços que devem ser oferecidos. O Plano de Negócios não é útil apenas para a abertura de empresas, mas também para que o gestor saiba se vale a pena manter ou até mesmo ampliar o negócio.

O planejamento tem ainda a função de informar a terceiros sobre o negócio. No caso de precisar de um empréstimo ou de uma parceria com investidores, o Plano de Negócios terá todas as informações detalhadas, o que deve facilitar a negociação. Além disso, ajuda a testar e a viabilizar ideias, sendo uma ótima oportunidade para a definição de metas.

Fonte: Administradores.

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter