Ter gestão estratégica, sistematizada e transparente dos negócios, assim como um formato de monitoramento e controle aderente às necessidades dos acionistas e mercado é o principal benefício da governança corporativa. A existência de um Conselho de Administração devidamente estruturado, com a expertise e experiência requerida em  negócios, contribui  decisivamente  para o crescimento da organização.

Para as empresas que preferem iniciar o processo de implementação das boas práticas de governança de maneira gradual, é possível que ocorra a instalação de um Conselho Consultivo, o qual não possui função deliberativa e apenas aconselha, emite pareceres e propõe diretrizes que serão aceitas ou não pelos sócios e gestores. Após um período de amadurecimento, o Conselho de Administração é formalizado, assumindo a  função deliberativa.

Principais atribuições do Conselho de Família:

Assegurar o legado da família, seus princípios e valores éticos;
Definir código de conduta e ética, que regula o relacionamento entre empresa, sócios, herdeiros, sucessores e administradores;
Criar mecanismos para resolução de casos de conflito de interesses e as condições de saída de sócios;
Proteção das partes em situação de conflito;
Definir critérios de ingresso de acionistas e/ou quotistas na gestão dos negócios;
Representação das famílias na relação com os demais conselhos da empresa.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

A Partner Consulting do Brasil auxilia na estruturação do Conselho de Administração segundo as práticas e recomendações  do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), monitorando o processo de implantação até sua consolidação.

A estruturação do Conselho de família é uma etapa fundamental do processo de governança implantado pela Partner Consulting do Brasil. O Conselho de Herdeiros busca proporcionar aos futuros proprietários o conhecimento sobre os negócios da família, utilizando para isso uma metodologia composta por workshops, business games e realização de projetos, dentre outros.