Um grande desafio da empresa familiar é a separação entre família, gestão e propriedade. Geralmente estes três fatores se encontram confusos e vinculados de tal forma, que não se consegue identificar onde começa e termina cada um, por isso a importância de tratar cada tema em sua esfera de atuação. Também existem empresas que possuem uma gestão familiar sem que seus acionistas e gestores tenham vínculos familiares entre si. Estas, muitas vezes, também não conseguem profissionalizar a condução dos negócios.

Profissionalizar uma empresa não se trata de entregar sua gestão a profissionais contratados no mercado de trabalho, mas sim de adotar práticas de gestão consolidadas, que possibilitem garantir a perenidade dos negócios. Este não é um desafio simples, é necessário que seja conduzido de forma estruturada e responsável, evitando impactos negativos para o crescimento dos negócios.

Para obter o processo de profissionalização é preponderante substituir o modelo de gestão exclusivamente conduzido por métodos intuitivos, pessoais, onde o fator emocional e as relações informais ditam as regras, comportamentos e atitudes dos profissionais. O processo de profissionalização pressupõe conduzir os negócios com visão clara de curto, médio e longo prazo, onde o planejamento e monitoramento de resultados são os pilares do novo modelo de gestão.
A consultoria, por meio do diagnóstico empresarial, consegue identificar o estágio de gestão em que a empresa está. Com isto, é possível desenvolver novo modelo de gestão orientado para de forma manter-se competitiva em seu segmento de atuação.

Com a implantação de práticas como ACD – “Análise Crítica de Desempenho”, desenvolvimento de planos de ações efetivos e um sistema de indicadores extremamente aderente ao negócio, será possível ter êxito quanto às expectativas de resultados.

A consultoria conduz o processo de profissionalização sob a ótica de três pilares fundamentais:

Estratégia

Realização de um diagnóstico empresarial com objetivo de entender as necessidades do negócio, bem como clarificar o modelo de gestão atual e definição dos requisitos para a profissionalização. A elaboração do Planejamento Estratégico, com visão de curto, médio e longo prazo é fundamental para nortear as ações da empresa, assim como atender às expectativas e requerimentos dos acionistas.

Processos

De forma alinhada ao Planejamento Estratégico, os processos da empresa são revisados e redimensionados de acordo com o novo modelo de gestão. O monitoramento e controle do desempenho destes processos é fator crítico de sucesso para a garantia do crescimento sustentado e perene dos negócios, portanto, o plano de metas e objetivos bem estruturados conseguem garantir a efetividade das estratégias, bem como das principais ações da empresa.

Pessoas

Para o sucesso da profissionalização será analisada a estrutura organizacional por meio do mapeamento das competências existentes, assim como a definição dos perfis e competências de maneira alinhada com o novo modelo de gestão. Nesta fase, também será desenhada, se necessária, a nova estrutura organizacional de processos, funções e pessoas, definindo os papéis e responsabilidades para cada função.