A prática do S&OP – Sales and Operation Planning – vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, pois estabelece o elo de ligação entre as decisões de mercado e decisões de manufatura, impactando diretamente do resultado financeiro e melhor uso do capital empregado.

Com o uso de ferramentas e processos estruturados, de maneira prática e contínua é possível obter simultaneamente melhorias em custo e serviço. O resultado em custo deve-se ao forte trabalho com os níveis de estoque e custo de produção, já a melhoria do nível de serviço decorre do alinhamento com a demanda de mercado, disponibilidade de produto e aumento da competitividade.

Dessa forma, as decisões deixam de ser baseadas apenas na percepção de alguns gestores ou intuição da equipe de vendas, o que fragiliza o processo pela não confiabilidade das informações, responsabilizando muitas vezes a produção pelo não atendimento dos prazos. Por isso, o S&OP promove a integração dos processos e visualização do horizonte futuro, com a análise estruturada da situação atual e definição de planos para atendimento das necessidades o negócio.