(VÍDEO) Crise econômica: chegou a hora de ser visionário

Compartilhe:

crises econômicasCrises econômicas estão quase sempre associadas a desânimo e a dificuldades. Mesmo com esse conturbado cenário, a consultoria acredita que as crises podem ser o estímulo que faltava para novas oportunidades e negócios.

“Em momentos difíceis, fazer mais do mesmo não adianta”, alerta Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil. Segundo ele, é necessária uma mudança de paradigma dentro da empresa. “É preciso sair da zona de conforto”, acrescenta.

Adapte suas estratégias
O desafio é grande. Durante a crise econômica, muitos gestores se atêm a sucessos anteriores e não conseguem adaptar suas estratégias empresariais à nova realidade. Eles se esquecem de que as empresas são entidades dinâmicas por natureza. Por isso, suas estratégias podem ser adaptadas de acordo com o momento de mercado.

“Oportunidades existem. É preciso identificá-las. Crise é uma chance de você mostrar o seu valor quando quase tudo à sua volta está perdendo valor”, escreveu recentemente o empresário Abílio Diniz, em artigo publicado na rede social Linkedin.

Mercado externo
Por isso, empresas que operam no mercado externo devem avaliar a desvalorização do real para investir na ampliação da capacidade produtiva, marketing externo e medidas que atenuem suas vendas.

Mercado interno
Por outro lado, empresas que trabalham com o mercado interno brasileiro devem ter cautela em relação à capacidade de produção e saber onde investir. É necessário analisar o mercado para saber onde alocar os recursos da empresa.

Avalie os processos internos
Além de estar sempre atento aos movimentos do mercado, e manter a cautela em relação aos investimentos, é importante que os processos internos das empresas passem por avaliações criteriosas, é necessário adaptar-se, o mercado exige mudança e velocidade.

Seja visionário
“Agora é a hora de ser visionário”, afirma Rui Rocha. “Aquele que enxerga além busca novas possibilidades de fazer coisas novas. Empresas, negócios e pessoas precisam sair desse paradigma. Trabalhar na mesma coisa, e da mesma forma, só vai nos levar ao mesmo lugar.”

Assista ao vídeo para conhecer, na íntegra, as dicas de Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil!

Deixe uma mensagem

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba nossa newsletter