5 passos para levar a cultura de inovação para a sua empresa

Por 25 janeiro, 2016 Notícias Sem comentários
Compartilhe:

cultura de inovação, competitividade, processos, inovação, motivar a equipe, consultoria empresarial, negóciosInovar é preciso? Sem dúvidas. Mas não é somente a ideia de inovação que irá manter a competitividade do seu negócio. A falta de processos ou o engessamento deles pode minar avanços importantes. Sabe qual é a melhor saída para qualquer dos dois casos? Criar uma cultura de inovação.

No ano passado, a Revista Forbes reuniu a lista das 10 empresas inovadoras brasileiras. Os critérios? Ineditismo, eficiência, ética, ruptura acompanhada de sustentabilidade financeira, ética e respeito ao meio-ambiente. Veja a lista completa aqui.

Confira a proposta do Google
Ao tomar como base os 9 princípios da inovação adotados pelo Google, temos um panorama do que significa a ideia de cultura de inovação, que resultou em pelo menos uma centena de novos produtos para a multinacional.

1. A inovação pode vir de qualquer lugar.
2. Foco no usuário/consumidor.
3. Pense em crescer 10 vezes, e não 10%.
4. Aposte em insights técnicos de sua equipe.
5. Separe 20% do tempo dos colaboradores para projetos interpessoais.
6. Faça e depois ajuste.
7. Mantenha-se sempre aberto e compartilhe informações.
8. Se falhar, falhe fazendo o melhor que pode.
9. Tenha a missão de fazer a diferença.

Isto é, inovar deve ser um investimento. Por isso, é necessário que a cultura de inovação seja implantada com sucesso.

Abaixo, apresentamos cinco passos para a implantação de uma cultura de inovação na sua empresa. Fique por dentro!

• Primeiro passo: estimule a inovação
O líder precisa estimular e dar o exemplo. Sem ele, o processo não funciona. É preciso de seu apoio para mobilizar recursos e motivar a equipe.
• Segundo passo: crie um método
Defina rotinas dentro da empresa que otimizem tempo e processos, e que induzam ideias para inovação – não necessariamente novos produtos ou negócios. Entenda as necessidades da empresa para criar o método e viabilize-as.
• Terceiro passo: dê espaço para a sua equipe
É necessário um líder para acompanhar o que está acontecendo na empresa, porém os colaboradores precisam de liberdade para criar. Nesse caso, é preciso dar um passo atrás e oferecer autonomia.
• Quarto passo: mostre que erros fazem parte do processo
As culturas organizacionais atuais castigam os erros. Muitos colaboradores têm medo de perder o emprego se fizerem algo errado. Elimine essa possibilidade. Afinal, com os erros também chegam os aprendizados.
• Quinto passo: recompense ideias
Assertividade é importante. Busque prever erros. As sugestões precisam ser celebradas com feedbacks e estímulo para o desenvolvimento de novas ideias.

Entre em contato com a Partner e saiba como conduzir o processo de mudança de cultura na sua empresa para obter mais resultados!

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa newsletter
WhatsApp chat