Como lidar com a crise em uma empresa familiar

Compartilhe:

Consultant Talking with FamilyNão existe fórmula mágica que possa ser aplicada a todas as organizações em um momento de crise. A solução mais apropriada para uma empresa pode representar a desgraça para outra. Em empresas familiares uma crise pode ser ainda mais complicada se não houver uma organização estrutural prévia.

Por isso, nesses momentos é imprescindível ter uma gestão profissional. A simples presença ou ausência de familiares na gestão não é um argumento para definir se a gestão é profissional ou não. Uma gestão profissional ocorre quando pessoas capacitadas e competentes estão à frente do negócio.

Uma saída apropriada é a gestão compartilhada, formada por familiares e profissionais externos. É muito comum em empresas familiares a existência de um Conselho de Administração que colaboram nas tomadas de decisão.

O Conselho pode analisar a conjuntura de mercado e, com base em conhecimento prévio do negócio, indicar as melhores práticas para sair de uma crise. Os profissionais que formam o Conselho de Administração tem capacidade para suportar a pressão dos resultados a curto prazo e encontrar soluções para os problemas.

É muito comum ouvir que as empresas familiares têm mais chances de entrar em crise. Isso se deve à facilidade em misturar assuntos pessoais com profissionais. Porém, empresas familiares bem estruturadas demonstram o contrário, pode ser muito mais fácil superar uma crise e a estrutura administrativa é o principal motivo.

A Partner Consulting do Brasil tem profissionais capacitados que podem auxiliar empresas familiares a desenvolverem um planejamento adequado para orientar as ações e se precaver de possíveis imprevistos, como uma crise financeira ou de mercado.

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa newsletter
WhatsApp chat