COMPETÊNCIAS CRÍTICAS DE SUPPLY CHAIN – PARTE 2

Por 19 novembro, 2019 Artigos, Vídeos Sem comentários
Compartilhe:

Você lembra quando estive aqui, falando sobre a necessidade de pensarmos sobre as COMPETÊNCIAS CRÍTICAS da cadeia de abastecimento e a integração entre elas?

Pois bem, atualmente a inovação de produtos acontece cada vez mais rápido. Os consumidores querem novidades o tempo todo. E muitas dessas novidades têm similaridades entre si, algumas são inclusive commodities. Então, qual seria o grande diferencial?

Resposta: CUSTO e VELOCIDADE com que se movimentam esses produtos. E um dos grandes responsáveis por isso é a Cadeia de Abastecimento ou Supply Chain.

Falando de maneira ilustrativa, digamos que existe uma guerra lá fora e seus adversários também querem manter seus territórios e expandi-los.

Então vamos falar um pouco do que é preciso para ajudar a vencer essa “guerra”.

A primeira competência crítica da cadeia de abastecimento é ESTRATÉGIA de Supply Chain.

A ESTRATÉGIA deve ser o ponto de partida para você se posicionar no mercado, altamente competitivo nos dias de hoje.

Uma boa estratégica de supply pode significar o sucesso ou o fracasso para seu negócio, desde que as demais “competências críticas” estejam aderentes ao seu propósito.

Estratégias matadoras não sobrevivem isoladamente. Para transformá-las em resultado, é necessário que elas se traduzam em ações efetivas.

Sendo assim, precisamos consolidar e integrar as outras cinco competências, sendo elas:

 

  • Infraestrutura
  • Processos
  • Tecnologia
  • Monitoramento
  • Pessoas

 

Voltando ao nosso exemplo da guerra:

A tropa precisa de armas e recursos bélicos (representando uma boa INFRAESTRUTURA).

Para ganhar novos territórios no campo de batalha, você vai precisar de um exército disciplinado e treinado, com papeis e responsabilidades claros e com foco em resultados, sabendo o que fazer, quando e como fazer (representando PESSOAS e PROCESSOS).

Para obter ganhos contínuos e gradativos em eficiência e produtividade, com uma comunicação eficaz, e velocidade aos avanços sobre os adversários, você vai precisar de TECNOLOGIA.

E, finalmente, a análise crítica dos resultados da tropa, para maximizar a performance, deixando claro se as estratégias desenvolvidas estão corretas ou se é necessário fazer correção de rota, representa a última competência: MONITORAMENTO.

Enfim, já presenciamos experiências de muitos clientes que não atuaram de maneira sistêmica e integrada em todas as competências críticas de Supply Chain, comprometendo resultados de níveis de serviço, imagem, e investimentos que poderiam significar um grande diferencial no mercado, frustrando clientes, colaboradores e acionistas, e comprometendo os resultados do negócio.

Sua empresa está sendo impactada por esse tipo de situação? Como estão os seus resultados no campo de batalha?

Pense nisso.

 

Receba nossa newsletter
WhatsApp chat