Planejamento estratégico: como fazer?

Por 5 dezembro, 2014 Artigos Sem comentários
Compartilhe:

planejamentoTer um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio de sucesso. É ele que ajuda a definir quais os próximos passos que serão dados e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado. Para que o mesmo seja desenvolvido, de maneira prática e eficiente, é necessário que sejam respeitadas algumas etapas.

A Partner Consulting do Brasil disponibiliza consultoria para o desenvolvimento de um planejamento. O essencial é ter a visão de longo prazo do negócio. Porém, para criar um planejamento eficaz é preciso olhar também para o futuro próximo, essas informações são mais precisas e podem orientar sobre os primeiros passos que devem ser tomados.

O principal passo é definir os objetivos a serem atingidos, estabelecer prazos e indicar as ações necessárias e os responsáveis por alcançá-las. O objetivo é um só, mas cada área da empresa tem suas próprias rotinas e atividades, portanto, é preciso pensar em cada aspecto do negócio – marketing, vendas, produção, finanças – e atribuir metas tangíveis a cada uma delas.

O ambiente externo também influencia seu negócio. O aumento do preço da matéria-prima, a taxa de juros para empréstimos ao consumidor, o crescimento ou retração da concorrência – tudo isso pode afetar os negócios.

É necessário, ainda, que a empresa tenha uma pessoa, ou uma equipe, responsável por cobrar o cumprimento dos planos estabelecidos. Essa área é extremamente importante para que todas as atividades, individuais e de equipes, sejam acompanhadas e tenham a evolução planejada. O planejamento estratégico não é um processo engessado, mas adaptável à realidade de cada empresa.

Deixe uma mensagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa newsletter
WhatsApp chat